quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fábio Moon e Gabriel Bá no Roda Viva

Na última segunda, 03 de maio, os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá estiveram no programa Roda Viva. Entre os entrevistadores tivemos Rafael Coutinho (quadrinista), Paulo Ramos (jornalista) e Erico Borgo (jornalista do site omelete).

A conversa foi muito bacana e tive uma alegria imensa ao ver os gêmeos divulgando, mais uma vez, o trabalho que eles fazem. Tive a oportunidade de prestigiá-los na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), em 2009, e sinto-me, por isso, quase íntima deles. - acho que é isso o que acontece com os fãs.
Bem, entre as perguntas enunciadas, surge a discussão de sempre: afinal, é possível viver de quadrinhos? A mesma indagação pode ser deslocada para outros artistas - é possóvel viver de literatura? é possível viver de escultura, pintura? Sabemos que é, sim, muito difícil, mas não impossível - felizmente.

A boa notícia é que os quadrinhos, no Brasil, estão com maior folêgo. Isso que dizer que conquistaram amior prestígio e respeito. Por quê? Talvez porque já estivesse na hora; porque o trabalho das editoras e dos quadrinistas, finalmente, tenha penetrado na sociedade; até mesmo as listagens do PNBE podem ter auxliado. O que interesse, em meio a isso tudo, é a presença dos quadrinhos, dessas narrativas por meio de imagens. E que bom que nós, brasileiros, temos artistas anunciando seus trabalhos por aí.

Uma das perguntas que mais gostei foi a que observou a produção das tirinhas dos irmãos, intituladas "Quase Nada". Elas são simplesmente maravilhosas, dialogam com a linguagem poética e fazem recortes de assuntos prosaicos existencialistas. Elas são muito parecidas com o gênero crônica, quando ele propõe uma reflexão acerca de um aspecto cotidiano. Enfim, elas estão disponíveis no site dos irmaõs: http://10paezinhos.blog.uol.com.br/. Vale conferir.  

O comentário é rápido. Espero que suscite interesse.
Aqueles que quiserem dar uma olhada nos vídeos, é só clicar: http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/.
(Prof. Caroline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário