sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dos contos para as adaptações




Em primeiro lugar, contos são histórias contadas em forma de narração, possuindo, assim, um narrador que conta o desenrolar da história. Esse narrador pode ou não ser um dos personagens principais da história.
Um conto possui uma estrutura mais detalhada da história, pois o conto descreve as expressões do personagem, do ambiente onde ocorre o conto; diferente das HQ's, que usam desenhos para descrever as feições dos rostos dos personagens e para mostrar o ambiente em que ocorre a história. Assim, ela utiliza pouco a escrita para esses dois critérios e se concentra mais em escrever as falas do narrador e dos personagens.
Um exemplo disso é o conto e a HQ “A cartomante”, escrito por Machado de Assis em seu livro “Histórias sem data” (1884). A história trata de uma trama entre três personagens (Vilela,Camilo e Rita). Vilela e Rita eram casados, e Camilo acaba por violar esse matrimônio, causando uma grande tragédia ao longo da história.
No conto, lemos acontecimentos que não são citados na HQ, pois foram considerados irrelevantes para a história. A HQ não perde para o conto, pois, mesmo perdendo fragmentos da história, ela continua com nexo, além de possuir uma ponta artística em seus quadrinhos detalhados.
A importância desse conto ter virado uma HQ está no fato de os estudantes sentirem-se mais atraídos por essa história “nova” do que pelo velho livro de contos de 1800. Por exemplo, os estudantes muitas vezes leram HQ's de contos adaptados e nem sequer sabiam que o que leram era um conto de 1700 ou 1800, até mesmo você, amigo leitor, deve ter lido uma HQ que foi adaptada de um conto.
O uso dessas adaptações em sala de aula muitas vezes é bom, pois gera um interesse dos alunos em sala de aula pela literatura, podendo mostrar-lhes que as HQ's que eles leem hoje foram um dia um livro velho que seu avô leu em sua infância.
Para os interessados na versão em HQ do conto A” Cartomante”, leiam “DOMÍNIO PÚBLICO”, da editora DCL.

    De Wagner Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário