sexta-feira, 16 de abril de 2010

Relato do Segundo Encontro (Parte II)

Para não poluir muiro a postagem anterior, coloco aqui a descrição da segunda atividade do dia.
Fizemos um exercício para observarmos os sentido que as imagens estabelecem. Para isso, lemos seis pequenos textos e criamos possíveis interpretações. Esses trechos estavam descontextualizados, pois eles haviam sido retirados de tirinhas desenhadas por Fábio Moon e Gabriel Bá, dois grandes quadrinistas brasileiros (para, os melhores!).

Baixo estão os textos, fora de contexto, e, em seguida, as tirinhas.

Texto 1.
Linha do tempo.

Passado.
Presente.
Futuro.

Texto 2.
Como isso foi acontecer?

A cada momento, existe a possibilidade da beleza.

Texto 3.
Joana não agüenta mais andar de ônibus. Ela está juntando dinheiro para comprar um carro.

Carol mora com o João, seu padrasto.
Ah, não sabia que você tava no banho.
Carol dorme com a porta trancada.
Madalena não gosta quando seu marido sai com o Zé.
Gosta menos ainda de como ele volta.
Dona Laura foi casada por 57 anos. Nunca amou seu marido.
Ela chorou muito no seu enterro.

Texto 4.
Eu queria passar mais tempo acima das preocupações.

Queria ver mais os amigos.
Queria te ver mais.
Dê o salto em direção ao querer.
Admirar de longe é bom, mas viver de perto, mesmo com os problemas, é melhor.


Texto 5.
A chuva nos relembra de como estamos submersos no ritmo frenético da cidade.

Mergulhados em águas turvas, fica difícil encontrar o caminho.
Somos náufragos isolados em ilhas e sem medo de sermos resgatados.
Você sabe nadar?

Texto 6.
Nada?

Começo?
Qual animal?
Raiva.
Penso no amor.
Duro.
Coração.
Frio.
Penso nos amigos.
Tempo? 5 4 3 2 1
Polegar opositor o escambau.

As construções de sentido foram muito legais. Ao passarmos à leitura dos textos em seus contextos, isto é, os nas tirinhas, os alunos observaram que, em alguns casos, as imagens são indispensáveis. Na verdade, algumas palavras jogam-nos a determinado campo semântico e, assim, o leitor constrói uma possibilidade de leitura mais previsível. Em outros casos, isso não acontece, pois os textos são mais descontextualizados, aproximando-se, até mesmo, de construções poéticas.

Uma reflexão possível e muito interessante para essas tirinhas é a inserção de animais nos desenhos. O uso de determinados animais suscita determinados sentidos, pois resgata conhecimentos de mundo específicos, inerentes ao nosso cotidiano.

(Prof. Carol Becker)

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