sexta-feira, 16 de abril de 2010

Relato do Quarto Encontro

Este encontro priorizou a leitura de HQs. Para isso, foram feitas cópias de nove histórias dos irmãos Bá, presentes nas obras: Fanzine e 10 Pãezinhos - Crítica (MOON, Fábio & BÁ, Gabriel. 10 Pãezinhos: crítica. São Paulo: Devir, 2008. /Idem. 10 pãezinhos: fanzine. São Paulo: Devir, 2007.).
O uso do xerox foi possível porque as histórias eram em preto e branco, ou seja, sem o uso de cores – além disso, não fizemos a cópia do livro todo. As cópias foram recortadas e cada uma compôs um pequeno livro.

Em aula, retomamos as discussões anteriores, referentes à estrutura da narrativa, marcando esses elementos como partes que compõe uma história literária. Tentamos, coletivamente, criar elementos estruturais das histórias em quadrinhos. A partir do que os alunos disseram, elencamos os seguintes aspectos:

  • cores – preto e branco; colorido; tom envelhecido; tom cinza etc;
  • uso dos balões e diferentes sentidos;
  • voz narrativa – que pode exixtir ou não;
  • personagens;
  • uso das vinhetas: horozontal, vertical, misturado;
  • uso diferenciado das letras para criar sentidos;
  • uso de onomatopeias;
  • uso de imagens que representam sentimentos ou ideias – metáforas visuais;
  • o transcorrer do tempo – uso de linhas cinéticas; tempo em cada vinheta; tempo ao longo de várias vinhetas.
  • espaço.
Por fim, os alunos foram convidados a responder um questionário.

1. Qual a temática da HQ que leste? Que história ela conta?

2. Gostaste da leitura? Por quê? (É importante defenderes teu ponto de vista, sustendando tua opinião com argumentos que apontem elementos textuais e imagéticos).
3. Na tua opinião, a HQ que leste usa bem os recursos visuais que discutimos (aspectos de linguagem)?
4. Quem são as personagens? Em que tempo e espaço a história acontece? São narrativas longas? Se fosses comparar com narrativas literárias, dirias que são romances ou contos?


 

(Prof. Carol Becker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário