sexta-feira, 16 de abril de 2010

Apresentações

Olá, leitores.


Sou Caroline Becker, graduanda de Letras, na UFRGS, e bolsista de Iniciação Científica no Colégio de Aplicação da UFRGS. Sou orientada pela professora e poetisa Drª Gláucia R. R. de Souza. Para aqueles que não conhecem, um bolsista de Inciação Científica é um pesquisador. Eis o que faço há quase dois anos: estudo o uso de histórias em quadrinhos, narrativas gráficas, no contexto escolar.
Meu desejo foi e é descobrir de que maneir esse gênero híbrido pode auxiliar na Educação Básica promovendo a leitura entre os alunos. Trata-se de uma curiosidade, logo, um objeto de pesquisa.
Tive a oportunidade, neste primeiro semestre de 2010, de ministra uma disciplina no Colégio de Aplicação, em um espaço de aulas diferenciadas, chamado Enriquecimento Curricular. Os alunos têm um encontro semanal para assistirem a aulas que fogem um pouco do currículo básico, pois priorizam conteúdos como curiosidades matemáticas ou investigações sociológicas - os alunos são estudantes do 2º ano do Ensino Médio e, no início do ano, escolhem qual dos ECs oferecidos - são vários - querem cursar. Nem todos conseguem a disciplina que desejavam, mas tudo se acerta.
O EC que ministro chama-se Narrativas Gráficas ou Contar Histórias por Meio de Imagens - título da minha pesquisa. Este blog é uma das atividades previstas no meu planejamento da disciplina. Objetiva-se, aqui, veicular as atividades desenvolvidas e, principalmente, as produções dos alunos. Os alunos serão convidados a postarem sempre que quiserem. Tentaremos, pois, criar um meio de comunicação que de fato chegue ao mundo. São muitas ambições, espero que dê certo.

O objetivo principal do EC é apresentar aos alunos o universo da narrativa gráfica, discutindo elementos estruturais do gênero e proporcionando experências de leitura. Para isso, além de lermos as HQs, vamos ler outras produções literárias e fílmicas. Afinal, ler é criar chaves de leitura - como diz um grande mestre que tive.

O blog, portanto, nasce hoje, 16 de abril, um mês após iniciarmos as aulas. Meus queridos educandos já tiveram contato com o gênero, já discutiram alguns elementos básicos. Sendo assim, podemos por a cara na internet e tentar divulgar nosso trabalho.

Espero que tenhamos leitores. Afinal, todo texto - feito de imagens ou de palavras - deseja ser invadido pelo olhar dos leitores.

Prof. Carol Becker

Nenhum comentário:

Postar um comentário